Vida, Karma, Biscoitos...

 “É como se a vida fosse te dar um soco no estomago, aí você se prepara e enrijece a barriga e no último segundo ela decide te dar um tapa na cara.”
                                               Jubileu (X-Men)
Jubileu, mais uma das lolitas protegidas pelo Wolverine.

Vida, Karma, Biscoitos...
Eu tenho dito, em altas vozes, nos últimos meses o quanto 2013 tem me batido. A vida parece ter decidido que esse era o ano de dar todos os tapas possíveis, igualzinho na frase da Jubileu. A verdade é que não dá pra se preparar para tudo. E muitas vezes quando se trata d’A Vida é inútil até mesmo tentar. Não tem o que fazer e mesmo que você seja a irmã mais nova de Charmed com super poderes de premonição, existem coisas inevitáveis. Ainda que você empenhe tempo em se preparar para possíveis desastres, em certo ponto essa se tornaria uma tarefa inglória, afinal se você fica só se preparando você não vive. E mesmo que você se prepare intensamente para algumas situações o que te garante que o universo não vai pegar justo o seu ponto cego e te acertar onde você nunca achou que fossem bater? Ele é expert nesse lance de pegar as pessoas de surpresa!



Como dizia o velho deitado: “Go hard or go home”. Primeiro: é a vida, a outra opção é estar morto. Por mais que eu acredite em um pós vida maneiro, a possibilidade do vídeo do porta dos fundos estar certo me mantém distante de querer apostar agora. Você pode estar bem ou mal mas a ideia é seguir adiante e lidar com o que te atingir afinal, nós sabemos qual é a alternativa.

Segundo: se você (assim como este que vos escreve) tiver uma boa intuição, siga-a!

“Sempre achamos que nossas ações tem de ser grandiosas, revolucionárias, salvadoras, quando as vezes elas só precisam ser amistosas. Reagir ao que sabemos ao invés de ignorar nossa intuição já deve fazer diferença, afinal é uma escolha e escolhas mudam coisas.”
                                        - Douglas Moraes e Alan Miguel.


 Tomar as próprias decisões te impede de culpar os outros mas coloca-las nas costas alheias te distancia cada vez mais da felicidade. É meio perigoso deixar os outros com o encargo de suas responsabilidades e satisfações... As pessoas costumam ser incapazes de fazer algo direito para si próprias, quão mais para os outros.
Terceiro: aprenda a não repetir os mesmos erros. Não tem como ser infalível e não cair em uns buracos uma vez ou outra, mas cair sempre no mesmo buraco, decora-lo e começar a pagar o IPTU já é demais. Não é por que a vida é uma vadia até você morrer que você precisa deixar ela te surrar repetidamente. Reaja, endureça, aprenda a lição. O conceito de Karma é aprendizado, então, talvez, se o universo estiver te dando umas traulitadas repetidas na cabeça, seja pelo fato de você não estar aprendendo o que ele quer te ensinar

Atitude é importante. Se você for ficar reclamando e se fazendo de vítima talvez as pessoas sintam pena de você... Por uns cinco minutos. Todo mundo (bem, uma boa parte dele) tem uma vida e uma hora todos param de se importar com alguém choramingando por algo que já passou. Coisas ruins acontecem, as vezes coisas muito ruins e sem quaisquer explicação plausível. As vezes para as pessoas que menos merecem. Supere. PARE de se fazer de vítima e aprenda logo! O Karma não é tão mal assim e têm a contraparte dele que diz que se você fizer as coisas direitinho vai ganhar um biscoitinho do behaviorismo no final. Não tem central de reclamações nessa lojinha, embora eu tenha ouvido que ninguém saia dela sem pagar.

Trabalhe, vadia!

Espero que vocês não estejam muito deprimidos e nem tenham desistido do texto. Eu sou fisicamente incapaz de terminar um escrito denso desses sem algo para adoçar então lá vai: Você pode chorar. :D Não é piada! Pessoas tem problemas em se deixar serem ajudadas ou consoladas, não seja uma dessas pessoas..

“As vezes a coisa mais adulta a fazer em determinada situação é reconhecer que se precisa de ajuda”
                              - Rupert Giles (Buffy, a Caça-Vampiros)

Giles, um sábio bibliotecário/sentinela/caçador de monstros.

Vá até seus amigos, chore suas pitangas um pouco, peça abraços, chore sozinho ou acompanhado. Eu tenho a boa fortuna de ter vários bons amigos que me fazem o favor de lembrar quem eu sou quando eu mesmo esqueço, as vezes usando frases tipo:

“O que aconteceu!? Você é o cara que poderia perder uma das bolas e ainda assim estaria bem!”

(Sério, me disseram isso essa semana... Obviamente meus amigos acreditam que eu sou alguém muito resiliente.)
Amigos que fazem com que eu me sinta melhor e seguro mesmo nas situações mais tensas. Eu aposto que você deve ter um ou dois (talvez até mais) desses por aí. Não hesite em ir até um deles quando precisar, e agradeça depois, gratidão é bonito e faz bem para todo tipo de relacionamento. Inclusive para o que nós mantemos com a vida. Ela não é de todo mal! É que ao contrario do que costumamos pensar vida não nos deve nada.  Encara-la assim talvez facilite levar as coisas adiante O problema é que pra agradecer as pequenas coisas boas é uma dificuldade, enquanto para reclamar das pequenas coisas ruins é um pulinho. Aproveite ao máximo o que lhe da prazer. Sofra com intensidade o que te machucar e se fortaleça com isso. Não deixe a dor ficar por tempo demais ao seu lado. No fim tudo vira lembrança, viva o presente se certificando de que ele não é tudo o que você conhece e também não tema excessivamente pelo futuro. Tente ser feliz mesmo se ele nunca chegar.


Abraços,

                                                     - Miguel

P.S.: Ouvir Lift Me Up da Lena Katina me fez sentir bem melhor esses dias, fica a dica . ;)

Comentários

  1. Algumas considerações:
    1. Adoro te conhecer cada dia mais, por meio dos seus textos... Eles mostram boa parte do que você não permite ficar visível no dia a dia.
    2. Você me ensinou que somos lindos demais para ficar reclamando da vida.
    3. Estar com você deixa meu mundo mais colorido, espero poder trazer sabor a sua vida como retribuição!
    4. A vida te chicoteando tá incrível haha :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1. Muito obrigado pelo tempo, atenção e carinho, minha amiga/leitora querida! :D
      2. Não consigo escrever se me expor mas fico feliz que isso seja um atrativo para quem lê! ;)
      3. Cores e sabores! É isso aí!
      4. Hahahahahahah! Amo quando o universo me manda as piadas e eu aproveito. xD
      5. Obrigado de novo, de coração. :D

      Excluir
  2. "Supere. PARE de se fazer de vítima e aprenda logo! "

    Conheço taaaaanta gente que faz isso. Elas precisam ler seu texto (por sinal, de certa forma, seu texto eh a própria personificação da vida batendo na cara, pq tem tanta mas tanta realidade ali... ahuihiaiuaihauihaiu).

    Um texto sobre a vida batendo, que encarna a vida te batendo, te ensinando a aguentar a vida te batendo.... tah, ok, jah me perdi nos pensamentos... hauhaiahuiha

    Ótimo texto Alan. Obrigado por me citar nele, inclusive. Te amo muito XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Okeeeey, eu fiquei confuso. O.o
      hhahahahaahahhaaha! Muito obrigado pelo retorno e pelo carinho.
      E claro que você continuará sendo citado, afinal você me inspira. Best Brother Ever! ;)
      Abraço!

      Excluir

Postar um comentário