Você Importa




Kitty Pride: "Mutantes são uma comunidade. Nós somos pessoas e não tem chance de qualquer um fazer com que sejamos o que eles quiserem. Nós ficamos juntos e não entramos em pânico ou exageramos... Você vai ver. Nós somos mais fortes do que isso."

Asa: "Senhorita Pryde... Você é retardada?


            Ahoy, companheiros! :D
Estou sumido, eu sei. Porém, em minha defesa, eu estive em um semestre interminável e repleto de burocracias para resolver na faculdade. Na verdade o semestre só deu uma pausa e continua em 2014, tão entendendo a dimensão do meu drama? E a pausa me sugou diretamente para viagens e festas de fim de ano e eu nem sei direito onde, quando e oque eu estou fazendo! Okey, a despeito disso tudo eu senti muita falta de escrever PARA o blog, porque de escrever eu não paro de jeito nenhum... Nem quando eu quiser se depender dos meus professores... ¬¬


Você Importa.
Natal passou, ano novo vem chegando eu sei que eu deveria tentar ser um pouco menos chato... Mas eu sei um monte de coisas que eu faço questão de ignorar, então você vai superar mais essa vez. Sabe, tem uma coisa que me incomoda um pouco quando as pessoas falam de algo diferente. Eu sei que muitas vezes é só maneira de dizer e que o significado da frase não é exatamente o que parece mas para eu continuar no texto preciso que você foque em um único (e bem tacanho) significado. A frase premiada é: “Isso não importa”, normalmente ela vem seguindo a afirmação: “Fulano é Gay/Feio/Burro/Judeu/Negro/Pobre/Corintiano/Gari/Universitário” ou qualquer outra característica que não costume ser bem quista em nossa sociedade atual.

Confesso que não procurei muito por uma imagem melhor... Mas se quer ver figura vai ler HQ! U.U

Sim, eu sei que normalmente as pessoas dizem isso com a intenção de estabelecer que aquela característica não é um motivo para se prejulgar o indivíduo e que estereótipos não são válidos em nossa sociedade atual tão cheia de diferenças e que devemos respeitar os outros e conhece-los ao invés de pular para conclusões. Claro, isso é quão inteligentes e legais as pessoas são hoje em dia... Ninguém diz isso da boca para fora ou para anular aquela característica e fazer com que a pessoa soe mais aceitável nos momentos em que tal diferença não é visível mas eu vou escrever como se elas fizessem isso tá? Mesmo sendo algo horrível.

Meu lance é que eu amo palavras, frases, textos... Tudo isso me é muito caro e importante e o gosto que essa frase deixa é meio rançoso pra mim. Quebrando ilusões? Importa sim! Se você é negro isso importa, se você tem religião ou não tem nenhuma importa também, se você é gay, hétero, solteirão ou tá que nem o Ted em How I Met Your Mother, procurando o amor em qualquer um que passa, isso importa. Importa para como as pessoas vão reagir à você (o que pode ser meio cruel de se pensar) e mais importante: Importa pois é parte de quem você é. As batalhas que você trava são consequência daquilo que você defende. Quem você ama muda as lutas as quais você enfrenta e são as suas lutas que moldam quem você é. Seja por amar um homem, uma mulher, uma religião ou um sistema de RPG isso vai te levar a escolhas e enfrentamentos. Não tem uma forma no mundo de isso não ser importante.

Ted beijou até o melhor amigo, marido da melhor amiga na série... Okay, foi circunstancial. :P

Sempre que alguém me diz que alguém é alguma coisa e isso não importa eu tenho um ataque de pelanca mental (bem rápido para não dar bandeira) e sigo acreditando que tal comentário foi feito na melhor das boas intenções. Eu estou bem longe do topo da pirâmide social, sou negro, não sou cristão, não tenho grana para pagar um aluguel, não sou heterossexual e todas essas coisas me marcam profundamente. Elas escrevem cada centímetro de quem sou juntamente com milhares de outras características, acontecimentos e pessoas que fazem parte da minha vida.


Dando um exemplo rápido: O fato de gostar de rapazes me fez achar que eu tinha de compensar por isso para ter algum valor, claro que inconscientemente, já que eu nem “sabia” disso até certo ponto. Gente, se eu não amasse ler, aprender línguas, trabalhar e etc. só para esfregar na cara dos coleguinhas que eu me saia melhor do que eles na escola e na vida, eu provavelmente não estaria aqui blogando num recesso de um mês de uma faculdade estadual. Se eu achasse que estava tudo bem e que não ser hétero não era problema e não batalhasse contra isso dentro de mim, se eu não acreditasse precisar provar meu valor e calar as más línguas por meio das minhas conquistas eu nunca seria quem eu sou agora. Eu até poderia estar num trabalho de baixo salário, fazendo o que quer que os caras comuns da minha idade fazem e feliz sem querer nada mais do que isso.

Você não nasceu para ocupar o topo da pirâmide? You better work bitch!

Eu amo quem eu sou, e faço a diferença na vida dos outros com isso. Importa o mundo para mim que eu seja fabuloso e não comum, exceção e não regra, e que isso afete beneficamente (na maioria das vezes) a vida dos outros. Ser pobre me fez ter de me esforçar muito mais para estudar também, tudo é longe, tudo custa caro e sacrifícios tem de ser feitos por isso desde que eu me entendo por gente. A faculdade tem sido a parte mais fácil da minha jornada escolar até agora, sem brincadeira. Se alguém disser que “O Miguel é pobre, mas isso não importa, ele é bonito, tira boas notas e é modesto que nem o Tonny Stark” eu vou dar um peteleco no maldito por dizer que o um dos fatores que coloca minha vida no nível hard para ser zerada “não importa”... E por me comparar com o Stark ao invés do Thor, ou do Batman (que também são modestos).



 Nós somos montes de coisas e eleger uma como a mais importante e deixar que nos julguem por ela é limitador. Todo mundo (Sim TODO MUNDO) é mais do que se vê no dia a dia. Pessoas são infinitas mas a inteligência dos outros não. Sempre vão tentar por você em caixinhas, teorias, estereótipos, te diminuir para você caber na compreensão limitada deles. NÃO DEIXE eles fazerem isso e mais importante, não ajude-os a faze-lo, nem com você nem com ninguém. Não deixe ninguém dizer que suas batalhas não tem valor afinal, já dizia a Demi “Você não sabe o que eu passei.”, as escalas de valor que se usa para acontecimentos são pessoais e intransferíveis, se tem valor pra você, tem e ponto. E deixe os valores dos outros também! U.U Você importa mas não só você. Um abraço apertado, muito obrigado pela companhia, atenção e comentários e um feliz ano novo. Que em 2014 os monstros que matarmos dropem itens melhores e muito cash! ;)


Maquiagem...? Ah, na vida!? Tá, não sei mas o CD novo tá lindo! :)

PS: Joguei RPG nas férias... Acho que deu pra notar, né? *-*

-Miguel





Comentários

  1. Oi Miguel. Super legal seu texto!

    As pessoas não reconhecem que existem pluralidade no mundo e que, logo, as pessoas não são iguais. Nunca foram e nunca serão. Como eu ouvi uma vez "7 bilhões de pessoas, 7 bilhões de sexualidades". É muito mais completo e mais completo que gay, bi, hetero.

    Somos muitas coisas, eu concordo com vc!

    Estar em um lugar onde os jovens da sua idade e com quem vc convive não estão é uma vitória e tanto! Aproveite para conhecer gente e, com isso, diversificar os seus pontos de vista também. Aprendemos a todo momento e com todo mundo. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Você importa! Todas as batalhas que travamos, conjuntas ou individuais importam. Sou o que sou hoje graças as nossas lutas, conversas e tardes depres... tudo isso importa. Você na minha vida importa! Gratidão ♥

    ResponderExcluir

Postar um comentário