Contos do Desconhecido - Os Mistérios de Alia


Não basta ser amigo, tem que participar. No espirito desse ditado alterado para fins de contexto, este post vem para divulgar o trabalho de um amigo que tem buscado, assim como eu, encontrar seu lugar e se expressar por meio da escrita. Se você leu meu post sobre a Antologia Sombras da Noite, então já conhece o Alia, senão, eu falarei sobre quem ele é e sobre o projeto Contos do Desconhecido nos próximos parágrafos. A dica anterior ainda vale: “Faça algo que você teme”.



Os Mistérios de Alia
Antologia Contos do Desconhecido
Com a antologia Sombras da Noite encaminhada eu parti para os próximos editais, buscando por oportunidades de escrever e publicar histórias que me inspirassem e movessem. O Alia também ficou animado e, enquanto analisava diferentes propostas, o apresentei a uma que fez com que seus olhos brilhassem. A Editora Immortal estava buscando histórias para compor uma obra coletiva de terror composta por narrativas inspiradas por temas como Creepy Pasta, Lendas Urbanas e releituras de clássicos.

“A emoção mais antiga e mais forte da humanidade é o medo. ”

Para aqueles que não sabem, Creepy Pasta é uma expressão surgida no inglês das palavras “Creepy” (assustador/esquisito) e “Copypaste” (copiar colar), usada para se referir a histórias assustadoras que surgem em meios eletrônicos e acabam por viralizar neles, sendo copiadas e compartilhadas de fóruns obscuros, para e-mails, de e-mails para mensagens de texto, e daí para o imaginário popular. Sabe aquelas lendas urbanas que preferimos não acreditar que sejam reais pois seria muito perturbador caso viessem a ser? Algumas até com toques sobrenaturais? A história do primo do irmão do conhecido de um amigo, que jura ter ouvido de fonte segura que a Avril Lavigne morreu e foi substituída, ou que uma escola é assombrada por um jovem que foi acidentalmente morto ao ser vítima de bullying? Esse é o espírito.

Sim, é o Alia. Sim, ele é um lindão, mas eu também sou talentoso com fotos. hahaha.

Um fato sobre o Alia é que ele secretamente (bem, agora que eu contei, nem tanto assim...), adora histórias sobre teorias de conspiração, aliens, lendas urbanas e afins; e foi com essa bagagem, unida a um mistério de seus jogos favoritos da adolescência, que ele criou a história de Peter, a qual vocês poderão conhecer no conto Fotógrafo Suicida. Eu o ajudei a revisar a história então garanto que está MUITO boa (eu não sou um leitor fácil de se agradar. I can be neeeeedy #Arichella), vai fazer seu coração dar umas piruetas e a sua respiração ter umas pausas. Não confia em mim? Tudo bem. A Editora Immortal antecipou essa descrença e liberou prévias do livro no Wattpad, é só clicar e confirmar que estou dizendo a verdade.


Eu pedi para que o próprio Alia falasse um pouco sobre o conto e eis aqui as palavras dele:
“Meu conto é uma Creapypasta que explora um dos mistérios do GTA San Andreas e é narrado por meio de postagens em um blog, o mesmo veículo que popularizou as teorias da conspiração do game na época de seu lançamento. Eu posso garantir que a história mexerá com as lembranças e sentimentos daqueles que também foram caçadores de mistérios do GTA. Porém, a despeito das referências, a narrativa é arrepiante e funciona para quem nunca tenha ouvido falar do game. Essa foi uma preocupação pessoal no momento em que eu a estava escrevendo; afinal, o jogo é antigo e apenas uma  parcela dos  jogadores já ouviu falar de seus mistérios.

Eu gastei madrugadas da minha pré-adolescência caçando e explorando esses mistérios; assim, quando tive notícia da antologia, vislumbrei a oportunidade de compartilhar os sentimentos de aventura e descoberta que me são tão saudosos e os quais o game e a comunidade me proporcionaram. Espero que se sintam motivados a colaborar com nossa campanha de financiamento coletivo (que tem recompensas para as doações) e que se surpreendam positivamente com a leitura. ”


A esse ponto eu espero que você esteja desesperado para saber como conseguir um exemplar. Bem, o projeto está aberto para financiamento coletivo pelo Catarse nesse link. Com 10 reais você já garante o Ebook da antologia e nos apoios mais altos, além da versão física também serão distribuídos vários brindes legais. Tá aí, me agradeçam depois. Hahahah. Lembrando que a antologia é robusta e vale muito a pena, são 30 autores selecionados, isso sem contar os convidados, e 50 histórias para se intrigar, envolver e assustar. Apoiem autores nacionais, gente!

Meu muito obrigado já em antecipação e para saber mais sobre esse e outros projetos sigam o Alia no Instagram ou no Facebook. Eu também estou no Insta, no Face e no Twitter. Até o próximo post!

                                    – Miguel

PS: Eu fui aprovado para a Primeira Temporada da Faísca Newsletter (a filhota da Revista Mafagafo). Por favor, se inscrevam para receber os contos, é DE GRAÇA!!! Mais sobre isso neste post aqui.

Comentários