Há Coisas Melhores Lá Fora

 Eu queria que o último texto postado no blog esse ano fosse particularmente significativo. Pois bem, encerremos então 2019, com um pouco das minhas reflexões e os meus mais sinceros e carinhosos agradecimentos. Eu tô longe de ser uma bola de gratiluz, mas definitivamente estou encerrando esse ciclo muito grato, feliz, inspirado e com cada vez mais coisas para partilhar por meio da escrita. Um próspero 2020, espero que estejamos juntos nele também.
Thank u, 2019, next!

 
Há Coisas Melhores Lá Fora
2019 não foi um ano fácil para a maioria das pessoas a minha volta. Eu particularmente já tive anos muito piores então me senti bastante contente em não ter capotado em um carro, iniciado/terminado nenhum namoro e ter mantido minha saúde mental na melhor forma da última década (não que fosse lá uma meta muito alta). Acima de tudo, sinto que 2019 foi um ano de progresso. Todas as coisas que haviam se iniciado em 2018 (amizades, carreira, minha obsessão por Ariana Grande), evoluíram e alcançaram um novo nível este ano. Muitas publicações, eventos literários, o RPG com os amigos foi mantido, laços se estreitaram e nem posso dizer que fui muito surpreendido, eu esperava que, num dos melhores cenários, essas coisas acontecessem.

Mas é claro que nem tudo foram flores, unicórnios, arco-íris e o Chris Hemsworth na praia. Foram 12 meses de MUITO trabalho e alguns perrengues emocionais. E é aqui que entra o título do texto. Eu tenho ótima memória, então para mim é muito fácil resgatar situações do passado que me sirvam como referência, seja para tomar decisões, seja para dar perspectiva e aquela reafirmação de que as coisas mudam. Porque sim, elas mudam. A única certeza constante é a de que as coisas irão se alterar, algumas com mais, outras com menos tempo. Pessoas podem continuar agindo da mesma maneira estúpida pela vida toda, mas situações têm uma certeza de mutabilidade muito maior.

 Talvez esse seja um dos maiores causadores de dificuldades auto infligidas: nossa (extremamente humana), tendência a repetir comportamentos diante de situações diversas e esperar que funcione, ainda que com isso estejamos ignorando todas as particularidades que tornam nossas vivências únicas. Só que é difícil pra caramba olhar para si, reconhecer que o que você tem sido, e o que tem feito não servem mais e uma mudança de hábito (há!) se faz necessária. Temos nossos primeiros instintos para tudo e abandoná-los é custoso, quase como deixar parte de nós para trás. Talvez realmente seja. Só que nem todas partes de nós são boas, não é mesmo? E mesmo que sejam boas, sem equilíbrio nada é saudável. Seu cabelo pode ser maravilhoso, mas se você nunca mais o cortar, eu garanto que em dado ponto ele se tornará um incômodo e talvez um potencial perigo. Ventiladores podem ser mortais, gente! Algumas atitudes serviram perfeitamente seu propósito na época em que foram tomadas e hoje não são mais úteis, você ainda chora pra sua mãe te dar leite? Se sim, eu não vou julgar, só continua no texto...

A decisão mais corajosa e mudança mais significativa na minha vida não foi minha mudança de carreira, deixando de lado emprego com carteira assinada e meu diploma para passar mais de um ano me dedicando especificamente a escrita. Foi a minha mudança na forma de me relacionar com as pessoas, e o ponto central disso se deu em 2016, depois de um quadro depressivo severo. Eu sinto que desde então, estou vivendo as consequências de ter reestruturado como minhas relações funcionam e isso afetou todos os âmbitos da minha vida. Eu estou mais saudável, e mais feliz, não só pelo que conquistei/adquiri, mas principalmente pelas coisas que extirpei da minha vida. Pessoas, vícios emocionais, inseguranças e até algumas certezas. Afastamentos que na época causaram grande ansiedade, hoje se provam as melhores decisões que eu poderia ter tomado para o meu bem.

Por falar em decisões, tenho uma dica: TOME AS SUAS PRÓPRIAS. De preferência, se colocando no centro delas. Eu não sei se isso é comum, mas eu já me peguei muitas vezes me sentindo culpado por não ter conquistado coisas que eu na verdade nunca nem quis ou trabalhei para ter, simplesmente porque outros acham aquilo desejável e fazem parecer que todo mundo deva querer isso. Um cargo, dinheiro, namoro/casamento, filhos, um título acadêmico... todas essas coisas já pairaram em minha cabeça porque outros achavam que eu deveria tê-los, ou ao menos ir atrás deles.

Escolhas.
Eu preciso, de tempos em tempos, me lembrar que minhas escolhas estão alinhadas com meus objetivos e os de mais ninguém, que não tenho de me sentir menor por não ter algo que não QUERO ter, apenas para satisfazer uma demanda externa sobre como eu deveria ser/estar no ponto atual da minha vida e esse ano provou que estou no caminho certo. Seus desejos, são válidos e aquilo que te faz sentir feliz tem tanto valor em ser buscado e conquistado quanto qualquer outra coisa. Não esqueça disso.

Não importa o que façamos, não há nada que possa nos fazer ganhar mais tempo. A cada segundo que passa ele diminui, sem chance de retornar. Viver tentando satisfazer as expectativas dos expectadores da nossa existência, ao invés de fazer feliz quem realmente está vivendo ela, é a maior perda de tempo possível.

Fica aqui meu apelo para que você ouse contrariar. Pare de dizer sim quando quer dizer não e pare de se negar aquilo que todo seu corpo e alma estão dizendo ser o certo. Existe outro emprego, existem outros amigos, existem outros romances, existem outras experiências para serem vividas e histórias para serem construídas. Não se deixe enjaular em repetições dolorosas por medo de que não haja nada melhor lá fora, dá para ser mais feliz, mais leve e se sentir mais completo. Se você não está satisfeito, busque as vias para ficar, não basta sentar e esperar, você vai ter de agir. Há coisas melhores lá fora, talvez nós só precisemos melhorar nós mesmos antes de poder as encontrar. Provavelmente será incômodo, doloroso e vai te custar muita coisa, mas aí você decide se passar por isso é um valor aceitável para ser mais feliz. Choices.

Dica de ouro para quem me pergunta como eu cheguei onde estou na minha visão sobre a vida: busquem terapia. De verdade. Esse vai ser o dinheiro mais bem investido da sua vida, mas aqui vai uma verdade que vai te economizar pelo menos uma sessão: pedir ajuda não é fraqueza, mas depender dos outros e os incumbir o peso de serem responsáveis por sua felicidade é injusto e cruel. Sua vida, suas escolhas, sua felicidade, sua responsabilidade. Pode parecer solitário, mas na verdade é libertador. Nós não deveríamos nos unir por obrigações, carência ou dependência e sim partilhar nossa vida com aqueles que escolhemos ter por perto, porque mesmo quando não precisamos deles, ainda são as pessoas para as quais queremos ir.

Se você teve um ano ruim, quero te tranquilizar um pouco dizendo que o próximo pode ser melhor. Parece clichê, mas é o que eu já disse sobre mudanças.  Parafraseando Buffy: “A coisa mais difícil nesse mundo é viver nele (...) é doloroso, é difícil e é todos os dias. ”. Não sei se posso dizer com toda a honestidade que se pudesse ter escolhido, eu estaria por aqui, mas estou. E dentre anos horríveis que serviram apenas para desenvolvimento de personagem, também tive momentos lindos e imensuravelmente felizes. Não dá pra antecipar tudo que vai cruzar seu caminho, bom ou ruim. Eu te sugiro fazer o melhor que você pode com aquilo que você tem e apostar.

Chandler fez o melhor que podia com o que tinha. hahahah.
 Perdoem a si mesmos depois de aprenderem lições com seus erros... e levem todo os outros à justiça, porque tu não é juiz do mundo pra absolver sem que haja julgamento e a pior coisa que você pode fazer para certas pessoas é perdoá-las, já que ações sem consequência são permissão para que comportamentos nocivos sejam repetidos. Lembrem-se de que limites são saudáveis e também são maneira de expressar seu amor, tanto o próprio quanto o pelos outros. Amor não é desculpa para tolerar qualquer tipo de abuso.


E por fim: ainda assim, amem. Amem um pedaço de chocolate, um filme bobo, o som da risada de alguém querido, o calor da coberta, o gelado da sua bebida favorita. Amem ficar sozinhos e se terem como companhia, amem estar perto de pessoas que partilham sonhos e bons momentos com vocês. Amem a sua família, mas não precisa amar parente chato não, só família mesmo, que te respeita, apoia e admira. Amem gatos, amem cachorros, e odeiem o capitalismo que está matando o nosso planeta porque não existe consumo consciente em um sistema predatório. Fogo nos racistas, murro nos nazistas até a suástica virar cata-vento e... Olha, acho que em resumo é isso.

Quero finalizar agradecendo algumas pessoas, então se você já cansou de mim pode pular esse parágrafo, mas eu não pularia porque vai que eu menciono... VOCÊ!!?


Obrigado a minha mãe, seu apoio é a única coisa sem a qual eu não saberia me virar.

Muito obrigado aos meus amigos, vocês são as pessoas mais generosas e compreensivas que caminham sobre a terra. Foi um ano de grana curta, não pude dar muitos presentes, natal, aniversários e afins foram quase sempre na base da colaboração, mas saibam que meu amor e gratidão são imensuráveis. Obrigado pelas caronas, por bancarem o rolê quando eu não tinha como só para poderem estar comigo, por me deixarem ficar na casa de vocês para ter um lugar silencioso para trabalhar, por me lembrarem sempre que acreditam em mim e no que eu estou fazendo. Obrigado pela confiança, parceria e tudo que estamos construindo, vocês são aqueles que estiveram comigo a meia noite e os que limparam a bagunça no dia seguinte também, são a melhor parte de mim. BDSM, Bandiputa e The Mônias, gratidão por esse 2019.

Obrigado ao meu advogado, empresário e patrocinador por ser o irmão mais fantástico do mundo. Sem você, as coisas não teriam crescido como tem crescido.

E obrigado a cada um de vocês que me leram, que compartilharam um link com os amigos, que apoiaram projetos no Catarse, que tiraram foto comigo nos eventos, que deram uma palavra de incentivo, que escreveram um comentário, dentre tantas outras formas de enaltecer e apoiar alguém que produz conteúdo intelectual. É bom ser lembrado do motivo por trás de nossos esforços e essas atitudes não me deixam esquecer o que estou fazendo aqui. Até 2020, que seja renovado, próspero, leve, feliz, cheio de amor e comida gostosa.

Ah... e mantenham com vocês uma frase desse ano:
“Faça algo que você teme”.
                                             
                                                                                            - Miguel

Comentários