Mafagafo, Faísca e Legado

Meu amigo Conrado é um querido que sempre me apoiou e ensinou muito na escrita e na vida. Ele foi o responsável por me apresentar a Revista Mafagafo e sua filhota, a newsletter Faísca.

Mafagafo, Faísca e Legado
A Mafagafo é uma revista de fantasia que tem uma proposta incrivelmente inteligente e inclusiva em suas publicações. Disponibilizando suas edições gratuitamente por meio de seu site oficial, a Mafagafo se mostra interessada em diversidade tanto em seus conteúdos, quanto entre seus colaboradores, promovendo e buscando por autores com histórias de vida que fujam do padrão e histórias que narrem isso com verdade. É uma publicação onde ser LGBTQI+, mulher, negro, do interior, imigrante e afins, não vai ser algo usado como um detalhe interessante e exótico, ou simplesmente ignorado, mas sim considerado como parte da identidade do artista e seu trabalho.



Desnecessário dizer que me apaixonei no instante em que li a proposta deles. Na época estavam abertas inscrições não só para a Mafagafo, mas também para sua Newsletter, a Faísca. Por questões de tempo (eu estava criando material para participar de vários outros editais na mesma época), me inscrevi apenas para a seleção da Faísca, que pedia por histórias mais curtas. A newsletter envia semanalmente três ficções para os e-mails dos inscritos, SEM CUSTO ALGUM. Sério, três contos fantásticos semanalmente no seu e-mail, de graça.  Para ter acesso a essas histórias (incluindo meu conto quando este for enviado), basta se inscrever aqui.



 Na época escrevi duas ficções curtas e as submeti para o processo seletivo, uma delas, “Legado”, foi selecionada. Legado fala sobre ancestralidade e acompanha um momento muito específico na vida de uma jovem negra, passando pela relação dela com a mãe, a avó e sua visão de mundo. É um texto no qual coloquei muitos pedacinhos da minha vida e história. Memórias de infância, causos sobre minha bisavó e meu avô, entre outras coisas. O dedico à minha amiga Dalila, que tem um avô benzedeiro, e às mulheres de minha família, que foram bem-sucedidas em passar adiante conhecimentos, receitas e amor.


Eu e a Dalila durante a formatura de uma de nossas amigas. <3

É isso, gente. Se inscrevam na Faísca newsletter, baixem as edições anteriores da Revista Mafagafo no site gratuitamente e fiquem atentos ao receberem os contos  da Faísca em seus e-mails! Nessa temporada os leitores podem dar notas aos contos lidos e os mais bem, avaliados serão traduzidos para o inglês e inscritos em concursos de ficção internacional! É sua oportunidade de apoiar o início do meu (e de outros autores) estrelato inevitável INTERNACIONAL! Você quer estar do lado certo da história, não? Hahahaha.
Até o próximo post.

                                            - Miguel

Comentários